Venda e permuta irregulares de casas do Vida Digna II podem levar à perda do imóvel, que passará às famílias da fila

Em Guarapuava, denúncias motivam investigação da Secretaria de Habitação; apurações consideram a entrega das chaves às 99 famílias no último dia 23 de janeiro

09/02/2026 23h11

A Secretaria Municipal de Habitação de Guarapuava está apurando denúncias de venda e permuta irregular de imóveis do Programa Vida Digna II, prática proibida pelas regras do programa. As chaves das 99 unidades habitacionais foram entregues às famílias beneficiadas no último dia 23 de janeiro de 2026, em cerimônia que marcou a conclusão de mais uma etapa da política habitacional do município, em parceria com o governo federal.
A fiscalização segue um procedimento padrão da gestão municipal, com visitas técnicas, análise documental — incluindo a verificação das datas oficiais de entrega das chaves e dos contratos — e averiguação das denúncias formalizadas. Durante o processo de seleção, os beneficiários foram amplamente orientados sobre as normas, destacando a proibição de negociação dos imóveis e a obrigatoriedade de ocupação mínima prevista em contrato.
Nos casos em que houver confirmação das irregularidades, os beneficiários perderão o direito ao imóvel, que será destinado às famílias que aguardam na suplência. A ação reforça o compromisso da Prefeitura com a transparência e com a função social da moradia em Guarapuava.

    Receba notícias no teu WhatsApp e saiba diariamente o que acontece em Guarapuava e região. Entre no grupo.Envie vídeos, fotos de acontecimentos na cidade e para a coluna social, denúncias, reclamações para a equipe AGORA pelo WhatsApp (42) 98435-5627.