UPA Batel recebe aparelho de gasometria para reforçar diagnósticos e atendimento de urgência
14/05/2026 00h11
Novo equipamento amplia a capacidade de exames da unidade e contribui para diagnósticos mais rápidos e precisos em pacientes graves
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Batel recebeu um novo aparelho de gasometria, equipamento essencial para auxiliar no diagnóstico e monitoramento de pacientes em estado grave e em situações de emergência. A aquisição foi uma solicitação feita pelos profissionais da saúde, da Secretaria de Saúde e também do vereador Gilson da Ambulância e fortalece a estrutura da rede municipal de saúde e amplia a qualidade do atendimento prestado à população.
O secretário municipal de Saúde, Guto Klosowski, destacou que o investimento integra um conjunto de melhorias voltadas à modernização dos serviços e à ampliação da capacidade diagnóstica das unidades de saúde. “Mais um exame que vem compor o nosso elenco de exames para fazer um diagnóstico cada vez mais apurado de todos os nossos pacientes. Nós estamos cada vez mais investindo recursos públicos, nos próximos dias vamos licitar um milhão e meio de equipamentos hospitalares para dar mais qualidade no atendimento para toda a população.”
O secretário também explicou que, neste primeiro momento, o aparelho ficará instalado na UPA Batel devido à estrutura e à logística da unidade. “Em um primeiro momento, esse equipamento vem compor aqui a unidade de urgência da UPA do Batel, porque é o maior fluxo de pacientes e também ela está estrategicamente melhor localizada para a logística do transporte desses exames.”
O médico Marcos Kosteczka ressaltou a importância do equipamento para o atendimento de pacientes críticos, especialmente em casos respiratórios e metabólicos.“É um aparelho extremamente importante para elucidar diagnósticos de pacientes graves, críticos, pacientes com insuficiências respiratórias graves e também pacientes que apresentam descompensação de diabetes. A gasometria não mostra apenas parâmetros relacionados ao pH do sangue, mas este aparelho também permite avaliar índices como sódio, potássio, cloreto e lactato, que são extremamente importantes para utilizarmos na prática médica e conseguirmos oferecer o melhor tratamento para esses pacientes.”
Com a implantação do novo equipamento, a Secretaria Municipal de Saúde reforça o compromisso com a qualificação dos atendimentos de urgência e emergência, investindo em tecnologia, estrutura e mais eficiência no cuidado com a população.
Veja Mais
-
Inscrições até dia 12Prefeitura de Guarapuava segue com inscrições abertas para processo seletivo de estagiários
-
Saúde Capacitação fortalece diagnóstico precoce da endometriose e cuidados na gestação em Guarapuava
-
ReconhecimentoEducação de Guarapuava conquista destaque estadual e tem quatro escolas premiadas pelo programa Educa Juntos
-
AcidenteMãe, filho e nora são vítimas de grave acidente na BR-277; Roni, Everton e Ana morreram no local
A família já havia sido marcada por outra tragédia neste ano, quando uma das filhas de Roni Aparecida Ferreira dos Santos foi vítima de feminicídio.
-
Acidente IML libera corpos de duas vítimas de atropelamento na BR-277; terceira vítima segue internada em Guarapuava
-
AcidenteCheila Cristina da Silva, de 30 anos, não resiste após acidente na PR-158 e morre em hospital de Guarapuava
-
Acidente Caminhão carregado de massa asfáltica bate na traseira de carro em Guarapuava; motorista encaminhado ao hospital
-
PolicialDelegacia da Mulher prende homem condenado a 15 anos por estupro de vulnerável
-
AcidenteJovem Pedro Vinícius, de 26 anos, não resiste aos ferimentos e morre em hospital de Guarapuava após acidente na BR-373
Morreu na noite desta segunda-feira (15) o jovem Pedro Vinícius Venites, de 26 anos, vítima de um grave acidente registrado na tarde de domingo (14) na BR-373, em Guamiranga.

