Santuário de Schoenstatt é alvo de profanação: câmeras registram homem encapuzado durante furto de hóstias consagradas em Guarapuava

03/10/2025 10h45

Na manhã desta quinta-feira (02), o Santuário de Schoenstatt, em Guarapuava, foi alvo de um ato de profanação. O sacrário foi violado e subtraídos uma âmbula com hóstias consagradas e o ostensório, símbolos centrais da fé católica.

De acordo com imagens do sistema de monitoramento, um homem vestindo moletom preto com capuz e carregando uma sacola amarela entrou no local. Ele se dirigiu diretamente a um canto da igreja, ciente de que estava sendo filmado. Em seguida, utilizou uma cadeira para empurrar a câmera de segurança, impedindo que o furto fosse registrado em detalhes.

A Diocese de Guarapuava divulgou nota oficial classificando o crime como um grave ato de profanação que fere não apenas a comunidade local, mas toda a Igreja Católica, por atentar contra a presença real de Cristo na Eucaristia.

As autoridades policiais já foram acionadas, e um boletim de ocorrência foi registrado na 14ª Subdivisão Policial (14ª SDP), que investiga o caso.

Para reparar espiritualmente a profanação, será celebrada Missa de Desagravo às 16h desta quinta-feira, no salão do próprio santuário. A Diocese convida toda a comunidade a se unir em oração, pedindo pela conversão dos responsáveis e pela proteção dos templos sagrados.

    Receba notícias no teu WhatsApp e saiba diariamente o que acontece em Guarapuava e região. Entre no grupo.Envie vídeos, fotos de acontecimentos na cidade e para a coluna social, denúncias, reclamações para a equipe AGORA pelo WhatsApp (42) 98435-5627.