Guarapuava recebe mais de 2 mil mães no 8º Encontro Estadual do Paraná do movimento Mães que Oram pelos Filhos
“Participar do encontro foi um reavivamento na missão; saímos renovadas, cheias do Espírito Santo e firmes para acolher e fortalecer outras mães”, afirma Maria Bernadete Fabiane, coordenadora do grupo do bairro Primavera.
17/12/2025 16h27
Guarapuava acolheu, neste sábado (13), mais de 2 mil mães durante o 8º Encontro Estadual do Paraná do movimento Mães que Oram pelos Filhos. O evento foi realizado no Distrito de Entre Rios, no Centro de Convenções Agrária, reunindo participantes de diversas
O encontro foi marcado por um intenso clima de oração, espiritualidade, partilha e fortalecimento da fé, reafirmando a missão das mães como intercessoras pelas famílias. Entre as participantes esteve Maria de Fátima, de Marialva (PR), que destacou o propósito da presença no evento. “Eu vim aqui para orar pelos meus filhos, pela minha família e pelos meus amigos, para que a gente tenha um final de ano de muita paz, sabedoria e que Deus nos ajude a ser cada vez melhor”, partilhou.
Da caravana do município de Turvo, Bianca dos Santos também expressou a alegria em participar. “Maravilhoso. Ano passado já participamos em Curitiba. É um encontro de muitas bênçãos”, afirmou. Já Silmara Mocelin, da cidade de Colombo, ressaltou a importância do movimento em sua caminhada de fé. “Fazemos parte desse grupo na nossa paróquia há quatro anos e participamos todos os anos do encontro estadual. É uma bênção, um momento de renovação, de fé e de oração pelos filhos, pelos maridos e também pelas mães que não podem estar presentes”, destacou.
Encantada com a acolhida, Silmara também elogiou a organização do evento. “Guarapuava nos recebeu muito bem, com uma estrutura incrível e uma organização espetacular. Estamos muito felizes e agradecidas”, completou.
Ao longo de todo o dia, as participantes vivenciaram pregações, dinâmicas, momentos musicais, adoração ao Santíssimo Sacramento e rodas de conversa, fortalecendo a vida interior e a missão do movimento. A coordenadora geral e fundadora do Mães que Oram pelos Filhos, Ângela Abdo, ressaltou a dimensão e a expansão do carisma. “Hoje estamos presentes em todos os estados do Brasil. No mundo inteiro são mais de 4.200 grupos oficializados, além daqueles que ainda estão em formação, presentes em 20 países”, explicou.
Ângela também falou sobre a essência do movimento. “Nosso carisma é restaurar as famílias por meio da oração de intercessão. No início, achávamos que iríamos rezar apenas pelos filhos, mas hoje entendemos que primeiro é preciso restaurar a mãe. Mãe curada, família restaurada”, afirmou, elogiando a organização do encontro, que neste ano ficou sob a responsabilidade das Mães que Oram pelos Filhos da Diocese de Guarapuava.
Entre os testemunhos, Maria Bernadete Fabiane, coordenadora do movimento Mães que Oram pelos Filhos do bairro Primavera, em Guarapuava, destacou que participar do encontro foi um verdadeiro reavivamento espiritual.
“Para mim, participar do encontro foi um reavivamento na missão. A gente chega muito cansada com a correria do dia a dia ao longo do ano, e esse momento renova as forças. Precisamos estar cheias do Espírito Santo para acolher e fortalecer outras mães que tanto precisam, assim como nós. Saímos daqui firmes e fortes para o próximo ano, prontas para seguir nessa missão”, afirmou.
Maria Bernadete também ressaltou que o movimento está presente em diversas comunidades e paróquias de Guarapuava e da região, com encontros semanais abertos a todas as mães que desejam participar.
Grupos do movimento Mães que Oram pelos Filhos
Guarapuava
Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores – terças-feiras, às 19h
Paróquia Santos Anjos – quintas-feiras, às 15h
Paróquia São Pedro e São Paulo – terças-feiras, às 19h
Paróquia São Luís Gonzaga e Beato Carlo Acutis – segundas-feiras, às 19h
Comunidade Santa Rita – quartas-feiras, às 19h30
Paróquia Sant’Ana – segundas-feiras, às 19h
Paróquia Bom Jesus – terças-feiras, às 19h
Distrito de Entre Rios
São Miguel Arcanjo / Comunidade Sagrado Coração – quartas-feiras, às 9h
Paróquia Perpétuo Socorro – quintas-feiras, às 19h
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – sextas-feiras, às 19h
Catedral Nossa Senhora de Belém – segundas-feiras, às 18h
Turvo
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – quintas-feiras, às 20h
Capela São Brás – segundas-feiras, às 19h
Capela Nossa Senhora do Carmo – segundas-feiras, às 19h
Laranjeiras do Sul
Paróquia Sant’Ana / Santuário Nossa Senhora Aparecida – sextas-feiras, às 19h
Prudentópolis
Paróquia São João Batista / Igreja Nossa Senhora de Lourdes – terças-feiras, às 19h
O encontro foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva, que destacou a importância do movimento na vida da Igreja. “É um grupo que fortalece as mães nos desafios do dia a dia. Pela oração, reflexão e partilha, quanta coisa bonita tem acontecido. A Diocese de Guarapuava se alegra por sediar este oitavo encontro estadual”, afirmou.
A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Guarapuava realizou a transmissão do encontro pelas redes sociais, ampliando o alcance da experiência vivida presencialmente. Durante o evento, também foi promovida uma ação solidária, com arrecadação de brinquedos para o Natal das crianças de Rio Bonito do Iguaçu, município atingido por um tornado no dia 7 de novembro.
Mais do que um grande encontro, o 8º Encontro Estadual das Mães que Oram pelos Filhos foi um verdadeiro testemunho de fé, intercessão e compromisso com a vida, reafirmando a força da oração materna na restauração das famílias e na construção de uma sociedade mais humana e cristã.
Com Jorge Teles/Diopuava
Veja Mais
-
Autor presoOrival Oliveira da Silva, de 53 anos, é morto durante briga no Centro de Pinhão
-
Grupo Estamos em MovimentoAtletas de Guarapuava participam do Desafio Rota do Vinho em Bituruna
-
Nesta manhã de segundaDepressão: vigilante é encontrado morto na Procuradoria do Trabalho, na rua Guaíra
Ocorrência mobilizou viaturas policiais e equipes de emergência na manhã desta segunda-feira
-
XV de NovembroTorcedores da Gavião da Fiel comemoram título em Guarapuava
-
Dia 2Confira como ficam os serviços públicos municipais no feriado da Padroeira de Guarapuava
-
Ciro José MadalenaGuarapuava: motorista de Fiat Palio que não prestou socorro à vítima é preso após acidente com morte
Condutor do Palio fugiu do local após o atropelamento, foi identificado por câmeras de segurança e acabou confessando o crime
-
XarquinhoOnix desgovernado mata guarapuavano em frente à sua residência na manhã deste sábado
Vítima é um idoso que foi atropelado após um Fiat Palio invadir a preferencial e colidir no cruzamento
-
PrudentópolisValdomiro Grosko foi atingido por um galho de árvore durante o corte de madeira, não resistiu e morreu no local
-
Porta arrombadaTelevisão, micro-ondas e botijão de gás são furtados em residência no bairro Estados





