Projeto 60+ leva tecnologia, autonomia e aprendizado para idosos em Guarapuava
09/05/2026 17h48
Iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação promove autonomia, segurança e acesso às ferramentas digitais para pessoas com mais de 60 anos
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava realizou, nesta sexta-feira (08), o primeiro encontro do Projeto 60+ Inclusão Digital para Idosos, iniciativa que busca ampliar o acesso da população idosa às tecnologias e fortalecer a autonomia no uso de ferramentas digitais do dia a dia.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste, por meio de um projeto de extensão coordenado pela professora Ana Elisa, e também conta com o apoio da OAB Subseção Guarapuava. A coordenação da ação é da diretora de Cidades Inteligentes da secretaria, Fernanda Mossolin Bona.
Realizado na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o primeiro encontro marcou o início de uma jornada de aprendizado prático, com linguagem acessível e foco nas necessidades dos participantes. Durante a aula inaugural, os alunos tiveram contato com funções básicas do smartphone, esclarecendo dúvidas e aprendendo recursos úteis para a rotina.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Klosouski, destacou que o projeto nasceu com o propósito de garantir que a inovação alcance toda a população, incluindo a melhor idade. “Esse espaço existe para a população de Guarapuava. Nós atendemos crianças, empresários, adultos e, em especial, o projeto 60 +. Quando iniciamos os trabalhos da inovação, o prefeito Denilson Baitala pediu que todos tivessem acesso. E o projeto 60 + é uma prova disso, de que Guarapuava está olhando tanto para as crianças e para a formação, quanto para vocês. Hoje, a tecnologia está aí para beneficiar a população”, afirmou.
Ana também ressaltou que, apesar dos receios relacionados ao ambiente digital, o conhecimento é a principal ferramenta para utilizar a tecnologia com segurança.“Muitos ainda se assustam e pensam apenas nos riscos, nos golpes, mas existem muito mais coisas boas do que ruins. É uma alegria ver vocês aqui buscando conhecimento, conexão, novas amizades e atualização. Esse projeto está sendo preparado com muito carinho por toda a equipe”, completou .
As atividades são ministradas pelos acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Unicentro Patrick Eduardo Correa Barbosa, Ruan Pablo Martins, Pedro Hasson Castello e João Francisco Gralaki, que acompanham os participantes de forma individualizada e adaptada ao ritmo de cada aluno.
Para o acadêmico João Francisco Gralaki, a receptividade da turma tornou o primeiro encontro ainda mais especial. “Eles vieram com muita vontade de aprender. Foram muito receptivos, compartilharam as dificuldades e também aquilo que gostariam de aprender. Além do ensino, acabou sendo uma troca muito humana e divertida, porque eles gostam de conversar, contar histórias e participar. Criou-se uma dinâmica muito positiva já no primeiro encontro”, destacou.
Ao longo das próximas semanas, os participantes terão acesso a conteúdos sobre redes sociais, navegação na internet, segurança digital, aplicativos bancários, serviços públicos online, como o GOV.BR, além de noções introdutórias de inteligência artificial.
Com vagas limitadas, o projeto prioriza o acompanhamento próximo dos alunos, garantindo um ambiente acolhedor e favorecendo o aprendizado contínuo. Outro diferencial da iniciativa é a construção coletiva dos conteúdos, permitindo que os próprios participantes sugiram temas de interesse durante o curso.
Entre os alunos presentes no primeiro dia estavam seu José Pedro Kohler e sua esposa Cirlene Kohler, que participaram da aula após incentivo da família. “Gostamos muito desse primeiro dia. Nossa filha fez a inscrição para nós e incentivou bastante a participação. Já conseguimos tirar várias dúvidas e aprender coisas novas. Com certeza estaremos nos próximos encontros”, contou Cirlene.
A iniciativa reforça o compromisso do município com a inclusão digital e a valorização da pessoa idosa, promovendo mais qualidade de vida, independência e segurança por meio do acesso à tecnologia.
Veja Mais
-
Inscrições até dia 12Prefeitura de Guarapuava segue com inscrições abertas para processo seletivo de estagiários
-
Saúde Capacitação fortalece diagnóstico precoce da endometriose e cuidados na gestação em Guarapuava
-
ReconhecimentoEducação de Guarapuava conquista destaque estadual e tem quatro escolas premiadas pelo programa Educa Juntos
-
AcidenteMãe, filho e nora são vítimas de grave acidente na BR-277; Roni, Everton e Ana morreram no local
A família já havia sido marcada por outra tragédia neste ano, quando uma das filhas de Roni Aparecida Ferreira dos Santos foi vítima de feminicídio.
-
Acidente IML libera corpos de duas vítimas de atropelamento na BR-277; terceira vítima segue internada em Guarapuava
-
AcidenteCheila Cristina da Silva, de 30 anos, não resiste após acidente na PR-158 e morre em hospital de Guarapuava
-
Acidente Caminhão carregado de massa asfáltica bate na traseira de carro em Guarapuava; motorista encaminhado ao hospital
-
PolicialDelegacia da Mulher prende homem condenado a 15 anos por estupro de vulnerável
-
AcidenteJovem Pedro Vinícius, de 26 anos, não resiste aos ferimentos e morre em hospital de Guarapuava após acidente na BR-373
Morreu na noite desta segunda-feira (15) o jovem Pedro Vinícius Venites, de 26 anos, vítima de um grave acidente registrado na tarde de domingo (14) na BR-373, em Guamiranga.

