Prefeitura de Guarapuava garante mais segurança e conforto com a entrega de cateteres hidrofílicos à população
Prefeito Denilson Baitala realizou a entrega dos novos dispositivos, que reduzem infecções e oferecem mais autonomia aos pacientes
15/07/2025 12h18
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a entrega dos novos cateteres hidrofílicos aos mais de 30 pacientes que necessitam de sondagem urinária frequente. A ação reafirma o compromisso da gestão municipal com o cuidado integral, seguro e digno às pessoas em situação de vulnerabilidade clínica.
A entrega dos novos dispositivos foi realizada pessoalmente pelo prefeito Denilson Baitala, que destacou o impacto positivo da medida. “Estamos garantindo mais qualidade de vida aos pacientes e suas famílias, promovendo dignidade e cuidado humanizado. Guarapuava é hoje uma das poucas cidades do Brasil a investir nesse tipo de insumo com recursos próprios, o que reforça nosso compromisso com uma saúde pública eficiente e resolutiva”, afirmou o prefeito.
Diferente dos modelos tradicionais de PVC, os cateteres hidrofílicos possuem um revestimento especial que se mantém lubrificado, proporcionando mais conforto e reduzindo significativamente o risco de infecções urinárias, sangramentos e traumas na uretra. O novo modelo também conta com uma manga de proteção, que evita o contato direto com o tubo e reduz a chance de contaminação durante o manuseio. “A uretra é uma região muito sensível. O uso do cateter convencional exige extrema higienização e, mesmo assim, pode causar infecções de repetição. O modelo hidrofílico facilita o processo, promove segurança e gera mais autonomia ao paciente”, relatou Geriel Batista, paciente atendido pelo Departamento de Atenção Domiciliar (DAD).
Mesmo com custo unitário mais elevado, os cateteres hidrofílicos representam uma economia a médio e longo prazo, pois dispensam o uso de insumos adicionais como luvas, gazes e anestésicos tópicos, exigidos no modelo anterior. Além disso, ao reduzir a incidência de infecções, diminuem também as internações e o uso frequente de antibióticos, o que contribui diretamente para o combate à resistência bacteriana.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio Brunsfeld, essa era uma demanda urgente e necessária. “A nossa gestão tem priorizado ações que realmente mudam a vida das pessoas. A entrega dos cateteres hidrofílicos é uma resposta rápida e eficaz a uma necessidade real, identificada pela equipe técnica e pelos próprios pacientes. É mais segurança, mais conforto e menos risco de complicações clínicas”, reforçou o secretário.
A aquisição emergencial dos cateteres foi iniciada em março deste ano e já conta com processo definitivo de licitação em fase final, garantindo a continuidade da distribuição e evitando novos períodos de desabastecimento.
Voltar
AdministraçãoMídias e DocumentosServiço geralServiços para EmpresaServiços para Comunidade
Prefeito Municipal
Vice-Prefeito
Administração
Agricultura
Assistência e Desenvolvimento Social
Ciência, tecnologia e inovação
Comunicação
Cultura
Educação
Esportes e Recreação
Finanças
Habitação
Desenvolvimento Econômico
Meio Ambiente
Ouvidoria Geral
Planejamento e Urbanismo
Políticas Públicas Para Mulheres
Procuradoria
Saúde
Secretaria Executiva
Obras
Trânsito e Transporte
Turismo
Guarapuava Prev
Surg
Fundação Proteger
Procon
Siga-nos
Instagram Facebook Twitter
Contato
42 3142-1000
Rua Brigadeiro Rocha, 2777, Centro | 85010-210 | Guarapuava – Pr
Horário de atendimento: 13h - 17h
Veja Mais
-
Inscrições até dia 12Prefeitura de Guarapuava segue com inscrições abertas para processo seletivo de estagiários
-
Saúde Capacitação fortalece diagnóstico precoce da endometriose e cuidados na gestação em Guarapuava
-
ReconhecimentoEducação de Guarapuava conquista destaque estadual e tem quatro escolas premiadas pelo programa Educa Juntos
-
AcidenteMãe, filho e nora são vítimas de grave acidente na BR-277; Roni, Everton e Ana morreram no local
A família já havia sido marcada por outra tragédia neste ano, quando uma das filhas de Roni Aparecida Ferreira dos Santos foi vítima de feminicídio.
-
Acidente IML libera corpos de duas vítimas de atropelamento na BR-277; terceira vítima segue internada em Guarapuava
-
AcidenteCheila Cristina da Silva, de 30 anos, não resiste após acidente na PR-158 e morre em hospital de Guarapuava
-
Acidente Caminhão carregado de massa asfáltica bate na traseira de carro em Guarapuava; motorista encaminhado ao hospital
-
PolicialDelegacia da Mulher prende homem condenado a 15 anos por estupro de vulnerável
-
AcidenteJovem Pedro Vinícius, de 26 anos, não resiste aos ferimentos e morre em hospital de Guarapuava após acidente na BR-373
Morreu na noite desta segunda-feira (15) o jovem Pedro Vinícius Venites, de 26 anos, vítima de um grave acidente registrado na tarde de domingo (14) na BR-373, em Guamiranga.

