Manifestantes vão às ruas pedir por justiça em Guarapuava

Querem a prisão do abusador e do homicida de animais

10/03/2025 20h11

Uma manifestação contra maus tratos de animais em Guarapuava reuniu amantes dos bichinhos nesse domingo, dia 9 de março, às 16 horas, no Parque do Lago. 

Com cartazes, faixas e banners o pedido era por justiça: "Queremos mostrar que estamos alerta a qualquer crime contra animais em nossa cidade e, principalmente, pedir justiça e a prisão dos autores dos dois casos recentes, do estupro e o do envenenamento", explicam as organizadoras e protetoras Laura Prado e Clara Loss.

Elas lembram que existe a lei de maus tratos a animais, em que a pena pode variar de multa a três anos de prisão, ou mais, caso seja com crueldade. "Mesmo com provas os criminosos saem impunes. Hoje em dia dano ao patrimônio é mais grave perante a lei do que crueldade com animais. Nós estamos falando de vidas, seres que sentem dor, medo, fome, e são menos dignos do que um objeto perante a nossa justiça", frisam.

OS CASOS
Recordam que no caso do estupro, um senhor que aparentemente sofre de deficiência, abusou de duas cadelas. Uma delas veio a óbito e a outra chegou a ser recolhida, mas acabou fugindo do local em que estava e agora está sendo procurada. 
"Há vídeos e fotos do momento do abuso. Ele chegou a ser preso, mas no mesmo dia já foi posto em liberdade", mostram indignação.

Contam que o outro caso é de um senhor que envenenou diversos animais de rua e de casas no bairro Cascavel. "Várias pessoas perderam seus animais, pois ele estava jogando veneno nos quintais e garagens.
"Ha vídeos de câmeras que comprovam que ele fez. Ele também foi preso e, também, foi solto no mesmo dia".

Clara Loss, observa que talvez tenham sido soltos por serem réus primários, "mas a questão é que eles estão nas ruas e podem fazer de novo; precisamos que a justiça seja feita para servir de exemplo e os próximos que pensarem em fazer algo do tipo pensem duas vezes".

Relembre os dois casos citados pelas protetoras:

ZOOFILIA
Um homem foi preso dia 22 de fevereiro após ter sido flagrado fazendo sexo com uma cadela (zoofilia) em Guarapuava.
Vídeos que circulam nas redes sociais flagram o homem com o animal em uma área de mata no bairro Santa Cruz, dentro de uma valeta, cometendo o ato sexual.
O homem foi preso pela Polícia Civil e encaminhado ao Depen. Ele resistiu à prisão e responde por resistência e maus tratos aos animais. 

ENVENENAMENTO
Um homem preso durante um cumprimento de mandado de buscas na casa dele em Guarapuava. Ele é suspeito de envenenar cães na cidade e já havia sido indiciado por matar uma cachorra comunitária envenenada em junho de 2024.
Em fevereiro deste ano, uma câmera de segurança flagrou o carro dele próximo a um cão e logo após o animal passou mal. No entanto, populares socorreram o cachorro e ele sobreviveu. Além disso, de acordo com a Polícia Civil (PC-PR), vários outros cachorros apareceram mortos no início deste ano.
A situação chegou até a polícia, que fez buscas na casa do suspeito. Os policiais encontraram chumbinho de armamento em garrafas e uma sacola com veneno granulado. Além disso, a equipe policial também apreendeu munições de diversos calibres, 26 potes de pólvora e cartuchos para espingarda. Todos os materiais serão periciados pela Polícia Cientifica.
Por fim, a Polícia Civil encaminhou o homem para a delegacia. O suspeito se recusou a acionar um advogado.

Receba notícias no teu WhatsApp e saiba diariamente o que acontece em Guarapuava e região. Entre no grupo.Envie vídeos, fotos de acontecimentos na cidade e para a coluna social, denúncias, reclamações para a equipe AGORA pelo WhatsApp (42) 98435-5627.