GUARAPUAVA INVESTE EM AGROINDÚSTRIA COM NOVA INDÚSTRIA-ESCOLA
21/03/2025 13h27Guarapuava deu mais um passo no fortalecimento do setor agroindustrial com a implantação do Complexo Agroalimentar e do Centro Agrotecnológico. A iniciativa resulta da parceria entre a prefeitura, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná) e as secretarias estaduais de Agricultura e de Ciência e Tecnologia. O projeto prevê a criação de uma indústria-escola para beneficiar pequenos produtores e capacitar profissionais do setor.
Durante reunião nesta quarta-feira (19), representantes das instituições envolvidas discutiram os próximos passos para viabilizar a iniciativa. O diretor de negócios do IDR Paraná, Altair Dorigo, destacou a importância da cooperação. “Esse projeto envolve a prefeitura, a Unicentro, o IDR e as secretarias estaduais para a implantação da indústria-escola. Também inclui os pequenos produtores e o Ponto Paraná, utilizando a unidade frigorífica na BR-277. Será uma iniciativa fundamental para Guarapuava e todo o Paraná”, afirmou.
O Ponto Paraná, programa estadual voltado ao desenvolvimento agroindustrial, integra o projeto por meio da unidade frigorífica local. O objetivo é qualificar pequenos produtores e jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo inovação e empreendedorismo no setor.
O diretor do Campus Cedeteg, Ricardo Miyahara, reforçou a relevância da parceria. “A indústria-escola permitirá a capacitação de docentes e estudantes, além de impulsionar pesquisas e estruturar melhor as atividades já desenvolvidas”, disse.
O prefeito Denilson Baitala enfatizou o impacto social e econômico da iniciativa. “O complexo agroalimentar contará com uma indústria-escola e de quatro a cinco indústrias voltadas ao atendimento de produtores e jovens em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Celso Doliveira, destacou a importância do projeto. “Nosso objetivo é formar profissionais para o setor agroindustrial e estimular o empreendedorismo. Reunimos grandes instituições para consolidar essa iniciativa, que será um marco para Guarapuava”, declarou.
A iniciativa representa um avanço estratégico para o setor agroindustrial e educacional do município, fortalecendo a capacitação profissional e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.
Com SECOM
Foto: SECOM
Veja Mais
-
Entre Palmeirinha e TurvoNova detonação será realizada na PR-466 nesta quinta-feira (23); trecho foi bloqueado também na última terça-feira
-
TrânsitoVeículo com licenciamento vencido é apreendido no Centro de Guarapuava
-
Morro AltoHomem é contido por populares após tentar furtar residência desabitada em Guarapuava
-
Vítima de 66 anosMorador de Pitanga morre carbonizado após incêndio no interior do município
-
Manhã de terçaCarro invade supermercado em Pinhão e mulher fica ferida
Na manhã desta terça-feira (21), um carro invadiu um supermercado localizado no Bairro São Cristóvão, em Pinhão (PR)
-
CompartilheJovem desaparecido foi visto pela última vez rumo ao distrito do Guará com sua moto
-
DespedidaEnfermagem de Guarapuava em luto pela morte de Lucilene Carvalho de Souza, de 42 anos
-
Guaíra x Xavier da SilvaAcidente envolvendo ônibus do transporte coletivo na área central de Guarapuava
-
MadrugadaTentativa de arrombamento em Guarapuava: suspeitos em fusca são flagrados por câmeras de segurança