GUARAPUAVA INVESTE EM AGROINDÚSTRIA COM NOVA INDÚSTRIA-ESCOLA
21/03/2025 13h27Guarapuava deu mais um passo no fortalecimento do setor agroindustrial com a implantação do Complexo Agroalimentar e do Centro Agrotecnológico. A iniciativa resulta da parceria entre a prefeitura, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná) e as secretarias estaduais de Agricultura e de Ciência e Tecnologia. O projeto prevê a criação de uma indústria-escola para beneficiar pequenos produtores e capacitar profissionais do setor.
Durante reunião nesta quarta-feira (19), representantes das instituições envolvidas discutiram os próximos passos para viabilizar a iniciativa. O diretor de negócios do IDR Paraná, Altair Dorigo, destacou a importância da cooperação. “Esse projeto envolve a prefeitura, a Unicentro, o IDR e as secretarias estaduais para a implantação da indústria-escola. Também inclui os pequenos produtores e o Ponto Paraná, utilizando a unidade frigorífica na BR-277. Será uma iniciativa fundamental para Guarapuava e todo o Paraná”, afirmou.
O Ponto Paraná, programa estadual voltado ao desenvolvimento agroindustrial, integra o projeto por meio da unidade frigorífica local. O objetivo é qualificar pequenos produtores e jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo inovação e empreendedorismo no setor.
O diretor do Campus Cedeteg, Ricardo Miyahara, reforçou a relevância da parceria. “A indústria-escola permitirá a capacitação de docentes e estudantes, além de impulsionar pesquisas e estruturar melhor as atividades já desenvolvidas”, disse.
O prefeito Denilson Baitala enfatizou o impacto social e econômico da iniciativa. “O complexo agroalimentar contará com uma indústria-escola e de quatro a cinco indústrias voltadas ao atendimento de produtores e jovens em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Celso Doliveira, destacou a importância do projeto. “Nosso objetivo é formar profissionais para o setor agroindustrial e estimular o empreendedorismo. Reunimos grandes instituições para consolidar essa iniciativa, que será um marco para Guarapuava”, declarou.
A iniciativa representa um avanço estratégico para o setor agroindustrial e educacional do município, fortalecendo a capacitação profissional e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.
Com SECOM
Foto: SECOM
Veja Mais
-
PerigoAcidente gravíssimo próximo à Dalba deixa uma vítima fatal entre Guarapuava e Colônia Vitória nesta noite de sábado
-
TragédiaComentário que vítima fatal de acidente na PR‑170 próximo à Dalba seria o agrônomo Rafael Mendes gera comoção
-
BombeirosCarro pega fogo em frente à casa do proprietário em Guarapuava
-
Até dia 18Secretaria de Cultura lança edital “Arte em Rede: Conexões” com fomento de mais de R$ 500 mil para projetos culturais
Inscrições abrem na próxima quarta-feira (18)
-
IdentificadoIML de Guarapuava libera corpo do jovem de 27 anos, Gilmar Kava
-
ComoçãoBruna Danguy, 32 anos, faleceu em Mauá da Serra e foi transladada para Guarapuava
-
Fora de casaSub-20 do CAD goleia e segue invicto no Paranaense de Base
-
Óbito no localAcidente com vítima fatal interdita totalmente a BR-277 em Prudentópolis
-
DespedidaMorre Professor Chiquinho, referência da educação e da luta sindical em Guarapuava e Pinhão