Guarapuava celebra conquista histórica da família Paganini com acesso ao mercado estadual com o selo SUSAF-PR
Agora, empresa pode alcançar todo o Paraná, aumentando vendas e visibilidade
29/05/2025 23h22Guarapuava celebrou um marco histórico na manhã desta quinta-feira (29), para o setor agroindustrial local com a conquista do selo SUSAF-PR pelo estabelecimento familiar Paganini, que abre as portas do mercado estadual para os produtos de origem animal da cidade. A adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-PR) possibilita que produtos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA) sejam comercializados em todo o Paraná, ampliando significativamente o alcance das agroindústrias locais, antes limitadas a um mercado restrito.
No fim de abril, a família Paganini obteve a aprovação para receber o selo, símbolo do compromisso com a qualidade e a segurança alimentar.
Para o prefeito Denilson Baitala, a certificação da família Paganini representa muito mais do que uma conquista comercial. “Um dia histórico para Guarapuava! Hoje certificamos a primeira indústria familiar da cidade, a família Paganini. Parabéns a duas gerações que agora expandem seus produtos para todo o Paraná. É uma alegria e um orgulho estar aqui para celebrar essa conquista”.
O prefeito também destacou as importantes conquistas já alcançadas para a agricultura dos produtores rurais. Ele ressaltou os avanços nas obras de infraestrutura, como a recuperação dos trechos das estradas rurais, a indústria-escola em parceria com a Unicentro, conquista intermediada pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona e os projetos que levam água potável aos distritos de Banhados, Sapada e Saltinho, garantindo saneamento básico de qualidade. Além disso, enfatizou o atendimento a pedidos históricos da comunidade, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. O prefeito aproveitou para destacar a importância da agricultura familiar, que é fundamental para a economia local e para a manutenção das tradições rurais de nossa cidade.
O secretário da Agricultura, Celso Doliveira, destacou o impacto para o município. “O SUSAF representa um avanço na infraestrutura de inspeção sanitária. Agora podemos ampliar o mercado de cerca de 200 mil para quase 12 milhões de consumidores. Temos outros estabelecimentos em processo de adesão, e logo Guarapuava terá um volume significativo de produtos certificados no Paraná inteiro”.
Ana Carolina Dobrychtop, integrante da família Paganini e também proprietária da empresa, compartilhou a expectativa gerada pela conquista. “O selo SUSAF significa uma abertura de mercado que vai muito além da nossa região. Agora podemos alcançar todo o Paraná, aumentando vendas e visibilidade, fruto do trabalho de toda a equipe e da minha família”.
Maria Inês Guiné, presidente da Associação Comercial de Guarapuava (ACIG), enfatizou a importância do apoio conjunto. “Hoje celebramos a força dos empreendedores que estão elevando Guarapuava a outro patamar. A Associação Comercial está de portas abertas para apoiar esses empresários, que merecem toda a visibilidade e suporte para crescer”.
O deputado Artagão Júnior ressaltou a emoção e o compromisso com as agroindústrias. “Histórias como a da família Paganini nos emocionam, pois refletem sonhos e esperança no futuro. Reafirmo meu compromisso em continuar trabalhando para que mais vitórias como essa aconteçam”.
Com a adesão ao SUSAF-PR, Guarapuava consolida sua posição como referência em alimentos de qualidade e abre caminho para o crescimento econômico, geração de empregos e valorização das agroindústrias familiares.
O evento contou com a presença de importantes autoridades, como o Diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, a Chefe do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (DPAV), Mariza Koloda Henning, os vereadores Nego Silvio (PL), Sérgio Kiçula (PSD), Buiu Martins (MDB), Paulo Lima (PP) e Márcio Carneiro, o deputado Artagão Júnior e a presidente da ACIG, Maria Inês Guiné.
Veja Mais
-
PerigoAcidente gravíssimo próximo à Dalba deixa uma vítima fatal entre Guarapuava e Colônia Vitória nesta noite de sábado
-
TragédiaComentário que vítima fatal de acidente na PR‑170 próximo à Dalba seria o agrônomo Rafael Mendes gera comoção
-
BombeirosCarro pega fogo em frente à casa do proprietário em Guarapuava
-
Até dia 18Secretaria de Cultura lança edital “Arte em Rede: Conexões” com fomento de mais de R$ 500 mil para projetos culturais
Inscrições abrem na próxima quarta-feira (18)
-
IdentificadoIML de Guarapuava libera corpo do jovem de 27 anos, Gilmar Kava
-
ComoçãoBruna Danguy, 32 anos, faleceu em Mauá da Serra e foi transladada para Guarapuava
-
Fora de casaSub-20 do CAD goleia e segue invicto no Paranaense de Base
-
Óbito no localAcidente com vítima fatal interdita totalmente a BR-277 em Prudentópolis
-
DespedidaMorre Professor Chiquinho, referência da educação e da luta sindical em Guarapuava e Pinhão