Guarapuava avança com projetos estratégicos nas áreas rural, educacional e agroindustrial em parceria com o Governo do Estado
28/05/2025 20h29Reuniões realizadas em Curitiba, nesta terça-feira (27), garantem investimentos e parcerias para impulsionar o desenvolvimento do município
Em uma importante agenda de trabalho realizada nesta terça-feira (27), em Curitiba, o prefeito Denilson Baitala, acompanhado dos secretários de Agricultura, Celso Doliveira, de Comunicação, Rafael Markus, e do deputado estadual Artagão Júnior, participou de reuniões com o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Marcio Nunes. O objetivo foi garantir novos investimentos e consolidar projetos estratégicos que impulsionarão o desenvolvimento rural, a produção agrícola e a qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social.
Entre os avanços confirmados, está o reforço no atendimento para redes de distribuição de água nas comunidades rurais de Guarapuava. A medida beneficiará centenas de famílias e pequenos produtores, assegurando mais qualidade de vida, segurança hídrica e condições para o aumento da produção agrícola.
Outro destaque foi a autorização para atender 36 produtores por meio de um projeto estadual de revitalização da vitivinicultura, com foco no fortalecimento da produção de uvas de mesa e de suco, além do estímulo à agroindústria de sucos artesanais e derivados. “Esse recurso vem para consolidar a produção de uva no nosso município, agregando valor à agricultura familiar e fortalecendo a economia local”, ressaltou o secretário Celso Doliveira.
O momento mais emblemático da visita foi a autorização da Secretaria para a concessão de uso de uma unidade refrigerada, destinada à instalação da indústria escola, em parceria com a Unicentro. Viabilizada com o apoio do deputado Artagão Júnior.
A nova estrutura oferecerá formação técnica nas áreas de produção de embutidos, carnes, panificação, laticínios e processamento de vegetais, além de contar com um moderno laboratório de controle de qualidade que atenderá toda a região de Guarapuava.
“Esse projeto é fundamental para o avanço da agroindustrialização em nosso município. Vai gerar oportunidades, qualificação e agregar valor à produção da agricultura familiar, com impacto direto na renda das famílias e no crescimento econômico da região”, enfatizou Celso.
Com essas conquistas, Guarapuava dá mais um passo rumo ao desenvolvimento sustentável, promovendo inclusão social, geração de renda e fortalecimento da produção rural.
Veja Mais
-
PerigoAcidente gravíssimo próximo à Dalba deixa uma vítima fatal entre Guarapuava e Colônia Vitória nesta noite de sábado
-
TragédiaComentário que vítima fatal de acidente na PR‑170 próximo à Dalba seria o agrônomo Rafael Mendes gera comoção
-
BombeirosCarro pega fogo em frente à casa do proprietário em Guarapuava
-
Até dia 18Secretaria de Cultura lança edital “Arte em Rede: Conexões” com fomento de mais de R$ 500 mil para projetos culturais
Inscrições abrem na próxima quarta-feira (18)
-
IdentificadoIML de Guarapuava libera corpo do jovem de 27 anos, Gilmar Kava
-
ComoçãoBruna Danguy, 32 anos, faleceu em Mauá da Serra e foi transladada para Guarapuava
-
Fora de casaSub-20 do CAD goleia e segue invicto no Paranaense de Base
-
Óbito no localAcidente com vítima fatal interdita totalmente a BR-277 em Prudentópolis
-
DespedidaMorre Professor Chiquinho, referência da educação e da luta sindical em Guarapuava e Pinhão