GUARAPUAVA APOSTA EM PLANTAS MEDICINAIS

21/03/2025 12h36

Guarapuava avança no desenvolvimento sustentável ao incentivar a produção de plantas aromáticas medicinais por agricultores familiares e pequenos produtores. A iniciativa, apresentada nesta quarta-feira (19), reúne universidades, centros de pesquisa e especialistas para fortalecer a cadeia produtiva de óleos essenciais e insumos naturais para a agricultura.

O projeto prevê a criação de um Centro de Estudos de Plantas Aromáticas Medicinais, com mais de 500 m², laboratório e equipamentos de ponta para pesquisa e inovação. Segundo o engenheiro agrônomo Rommel Sauerbronn, responsável pela iniciativa, a biodiversidade da região oferece grande potencial para aplicações farmacêuticas, agrícolas e sustentáveis.

"A proposta é unir comunidade acadêmica, instituições de pesquisa e produtores para desenvolver novas soluções e agregar valor à produção rural", destacou Sauerbronn.

O secretário de Agricultura, Celso Doliveira, reforçou o compromisso da gestão Denilson Baitala com a agricultura familiar. "Estamos empenhados em criar oportunidades para pequenos produtores e fortalecer esse setor estratégico para a economia local."

Com esse projeto, Guarapuava pode se tornar referência nacional na pesquisa e produção de óleos essenciais, impulsionando renda e inovação para os agricultores da região.

Com SECOM
Foto: SECOM

    Receba notícias no teu WhatsApp e saiba diariamente o que acontece em Guarapuava e região. Entre no grupo.Envie vídeos, fotos de acontecimentos na cidade e para a coluna social, denúncias, reclamações para a equipe AGORA pelo WhatsApp (42) 98435-5627.