Energisa intensifica fiscalização para combater furtos de energia em Guarapuava Mais de 4 mil kWh foram desviados em 69 inspeções realizadas neste ano no município

30/04/2025 17h50

A Energisa Sul-Sudeste vem reforçando as ações de combate ao furto de energia elétrica em Guarapuava. Somente neste ano, 69 inspeções realizadas no município confirmaram o desvio de mais de 4 mil kWh, resultado de práticas ilegais como ligações clandestinas e fraudes em medidores.

Segundo Sidney Aparecido Lucio de Souza, coordenador de Leitura e Combate a Perdas de Energia, o monitoramento do consumo é feito regularmente, com o apoio de tecnologia de inteligência artificial e equipes especializadas. Quando são detectadas irregularidades, são realizadas vistorias nos locais suspeitos. “Mesmo sendo uma prática criminosa, muitas pessoas ainda se arriscam ao realizar intervenções na rede elétrica, colocando em risco a própria vida. Nosso trabalho busca combater esses crimes e garantir a segurança da população”, destaca Sidney.

Quando há confirmação de furto ou fraude, a Energisa aciona a Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência. Além da responsabilização criminal, o fornecimento de energia é interrompido até que a situação seja regularizada, como medida de segurança.

Prejuízo coletivo

Nos últimos três meses, as equipes da concessionária vistoriaram imóveis residenciais, comerciais e industriais em áreas urbanas e rurais de Guarapuava, confirmando o desvio de 4.400 kWh. “Esse tipo de crime afeta toda a comunidade, pois, conforme a legislação vigente, o custo da energia furtada é dividido entre todos os consumidores na tarifa”, alerta Sidney.

A Energisa reforça a importância da participação da população no combate a esse tipo de crime. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site energisa.com.br.

Fonte: Assessoria | Cultura News
#FurtoDeEnergiaÉCrime #SegurançaNaRede #EnergisaContraFraudes

    Receba notícias no teu WhatsApp e saiba diariamente o que acontece em Guarapuava e região. Entre no grupo.Envie vídeos, fotos de acontecimentos na cidade e para a coluna social, denúncias, reclamações para a equipe AGORA pelo WhatsApp (42) 98435-5627.