Energisa intensifica fiscalização para combater furtos de energia em Guarapuava Mais de 4 mil kWh foram desviados em 69 inspeções realizadas neste ano no município
30/04/2025 17h50A Energisa Sul-Sudeste vem reforçando as ações de combate ao furto de energia elétrica em Guarapuava. Somente neste ano, 69 inspeções realizadas no município confirmaram o desvio de mais de 4 mil kWh, resultado de práticas ilegais como ligações clandestinas e fraudes em medidores.
Segundo Sidney Aparecido Lucio de Souza, coordenador de Leitura e Combate a Perdas de Energia, o monitoramento do consumo é feito regularmente, com o apoio de tecnologia de inteligência artificial e equipes especializadas. Quando são detectadas irregularidades, são realizadas vistorias nos locais suspeitos. “Mesmo sendo uma prática criminosa, muitas pessoas ainda se arriscam ao realizar intervenções na rede elétrica, colocando em risco a própria vida. Nosso trabalho busca combater esses crimes e garantir a segurança da população”, destaca Sidney.
Quando há confirmação de furto ou fraude, a Energisa aciona a Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência. Além da responsabilização criminal, o fornecimento de energia é interrompido até que a situação seja regularizada, como medida de segurança.
Prejuízo coletivo
Nos últimos três meses, as equipes da concessionária vistoriaram imóveis residenciais, comerciais e industriais em áreas urbanas e rurais de Guarapuava, confirmando o desvio de 4.400 kWh. “Esse tipo de crime afeta toda a comunidade, pois, conforme a legislação vigente, o custo da energia furtada é dividido entre todos os consumidores na tarifa”, alerta Sidney.
A Energisa reforça a importância da participação da população no combate a esse tipo de crime. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site energisa.com.br.
Fonte: Assessoria | Cultura News
#FurtoDeEnergiaÉCrime #SegurançaNaRede #EnergisaContraFraudes
Veja Mais
-
PerigoAcidente gravíssimo próximo à Dalba deixa uma vítima fatal entre Guarapuava e Colônia Vitória nesta noite de sábado
-
TragédiaComentário que vítima fatal de acidente na PR‑170 próximo à Dalba seria o agrônomo Rafael Mendes gera comoção
-
BombeirosCarro pega fogo em frente à casa do proprietário em Guarapuava
-
Até dia 18Secretaria de Cultura lança edital “Arte em Rede: Conexões” com fomento de mais de R$ 500 mil para projetos culturais
Inscrições abrem na próxima quarta-feira (18)
-
IdentificadoIML de Guarapuava libera corpo do jovem de 27 anos, Gilmar Kava
-
ComoçãoBruna Danguy, 32 anos, faleceu em Mauá da Serra e foi transladada para Guarapuava
-
Fora de casaSub-20 do CAD goleia e segue invicto no Paranaense de Base
-
Óbito no localAcidente com vítima fatal interdita totalmente a BR-277 em Prudentópolis
-
DespedidaMorre Professor Chiquinho, referência da educação e da luta sindical em Guarapuava e Pinhão