Feira das artesãs agita arraiá em Entre Rios

Oportunidade para a comunidade comprar produtos locais, feitos com muito carinho e que complementam a renda desses produtores

08/06/2024 10h26

A 2ª Expo Entre Rios, edição especial de arraiá, começou nesta sexta-feira (7). A iniciativa, que reúne pequenas produtoras e artesãs locais, é promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), na Colônia Vitória. 

“Nossas feiras são mais do que apenas um espaço para vender produtos. São um espaço para fortalecer a comunidade, promover o desenvolvimento local e destacar o papel fundamental que as mulheres desempenham na nossa economia. Nossas expositoras e expositores oferecem a oportunidade para a comunidade comprar produtos locais, feitos com muito carinho e que complementam a renda desses produtores”, sublinhou a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran de Lima.

As produtoras e artesãs finalizaram o curso de Economia Solidária em maio. A capacitação é uma ação da Prefeitura de Guarapuava, por meio da SPPM, em conjunto com a Incubadora Social, vinculada à Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Ao longo de seis meses, as expositoras tiveram a oportunidade de entender as noções básicas sobre produção e distribuição de mercadorias, pela autogestão. 

A fim de garantir que as produtoras busquem a formalização como Microempreendedor Individual (MEI), a Agência do Empreendedor de Guarapuava marcou presença na Expo Entre Rios.

Selma Aparecida dos Santos é cabeleireira e complementa sua renda com a produção de doces e artesanatos em crochê. Ela falou da importância da atuação da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres na profissionalização e abertura de oportunidades. “Eu moro aqui em Entre Rios já há 18 anos. Esse projeto da Feira, a gente trouxe junto com a Priscila e a equipe da Secretaria da Mulher, que vieram ensinar os cursos aqui no Distrito. Por isso, resolvemos trazer a Feira para cá também, desenvolvendo o que aprendemos nos cursos.  Este é apenas o segundo mês, mas espero que continue e que o pessoal possa vir nos prestigiar também, porque a gente precisa do apoio da comunidade”, contou Selma. 

Já a artesã Edna Aparecida Ferreira Pereira, considera a feira necessária para divulgar seu trabalho e garantir um complemento de renda. “Eu trabalho com costura criativa, faço várias coisas como porta-sacolinha, panos de prato, aventais e protetores de alimentos. Primeiro eu fiz o curso de corte e costura. Depois eu fiz o curso de economia solidária e foi isso que me motivou a ter uma renda a mais para ajudar no orçamento de casa. Então, é muito importante porque eu posso apresentar o meu trabalho. E me incentiva muito, ajuda muito em casa”, finalizou Edna. 

 A Expo Entre Rios funciona neste sábado (8), entre 10h e 18h, na Praça Wanderlin Werner, localizada na Vila Nova Esperança.

Com informações: Prefeitura de Guarapuava
Fotos: Prefeitura de Guarapuava

Receba notícias no teu WhatsApp e saiba diariamente o que acontece em Guarapuava e região. Entre no grupo.Envie vídeos, fotos de acontecimentos na cidade e para a coluna social, denúncias, reclamações para a equipe AGORA pelo WhatsApp (42) 98435-5627.