Assembleia Itinerante chega a Guarapuava no dia 1º de outubro
25/09/2025 00h39
Evento será realizado no Centro de Eventos Cidade dos Lagos e vai reunir lideranças políticas, entidades e a população para debater prioridades regionais
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai realizar, no próximo dia 1º de outubro, em Guarapuava, uma Sessão Itinerante. A iniciativa, que descentraliza as atividades parlamentares e leva os deputados para mais perto da população, acontecerá a partir das 18h, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos.
A Assembleia Itinerante tem como objetivo ouvir de perto as demandas da comunidade, aproximar o parlamento dos cidadãos e dar visibilidade às necessidades mais urgentes de cada região. Em Guarapuava, três grandes reivindicações estarão no centro das discussões: a duplicação da BR-277, especialmente no trecho da Serra da Esperança; a ampliação da PR-170, que liga o município a Pinhão; e a reforma do aeroporto municipal.
O encontro contará com a presença do presidente da Alep, deputado Alexandre Curi, do deputado Artagão Júnior, além de outros parlamentares, prefeitos, vereadores, consórcios regionais, representantes de entidades da sociedade civil organizada e a comunidade em geral.
O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, destacou a importância da sintonia entre município, Assembleia Legislativa e Governo do Estado. “Estamos honrados em mais uma vez colher bons frutos dessa parceria, que tem colocado Guarapuava como protagonista e referência nas políticas administrativas da região Centro-Sul do Paraná. Esse alinhamento é fundamental para transformar as prioridades da nossa população em conquistas concretas.”
Na tarde da terça-feira (22), a Prefeitura de Guarapuava, junto com a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), a Unicentro e o Legislativo Municipal, realizaram uma reunião preparatória na Câmara Municipal. O encontro teve como objetivo reforçar as prioridades regionais e organizar a mobilização para que essas demandas sejam consolidadas como compromissos oficiais junto ao legislativo estadual.
O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, destacou a relevância da Assembleia Itinerante que ocorre no mesmo dia que o Paraná Faz Ciência. “Estamos muito felizes que a sessão da Alep aconteça em Guarapuava no mesmo dia que o Paraná Faz Ciência, o maior evento de ciência e tecnologia do estado e do Brasil. Será um momento para reunir lideranças políticas e da sociedade civil em busca de melhorias para a nossa cidade, nossa região e para a educação superior.”
Ele também ressaltou o papel do deputado Artagão Júnior na articulação. “Desde o primeiro momento em que falamos sobre o Paraná Faz Ciência, o deputado Artagão e sua equipe se colocaram à disposição. E graças a esse apoio, junto à presidência da Alep, por meio do deputado Alexandre Curi teremos a Assembleia Itinerante em Guarapuava, enriquecendo ainda mais a programação do Paraná Faz Ciência e garantindo espaço para discutir as prioridades da nossa comunidade.”
Aberta ao público, a Assembleia Itinerante em Guarapuava se soma à programação do Paraná Faz Ciência, que ocorre entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, reunindo iniciativas de ensino, ciência e tecnologia. A presença do legislativo estadual deve fortalecer ainda mais a visibilidade do evento e abrir espaço para que a população participe ativamente das discussões sobre o futuro da região.
Veja Mais
-
Inscrições até dia 12Prefeitura de Guarapuava segue com inscrições abertas para processo seletivo de estagiários
-
Saúde Capacitação fortalece diagnóstico precoce da endometriose e cuidados na gestação em Guarapuava
-
ReconhecimentoEducação de Guarapuava conquista destaque estadual e tem quatro escolas premiadas pelo programa Educa Juntos
-
AcidenteMãe, filho e nora são vítimas de grave acidente na BR-277; Roni, Everton e Ana morreram no local
A família já havia sido marcada por outra tragédia neste ano, quando uma das filhas de Roni Aparecida Ferreira dos Santos foi vítima de feminicídio.
-
Acidente IML libera corpos de duas vítimas de atropelamento na BR-277; terceira vítima segue internada em Guarapuava
-
AcidenteCheila Cristina da Silva, de 30 anos, não resiste após acidente na PR-158 e morre em hospital de Guarapuava
-
Acidente Caminhão carregado de massa asfáltica bate na traseira de carro em Guarapuava; motorista encaminhado ao hospital
-
PolicialDelegacia da Mulher prende homem condenado a 15 anos por estupro de vulnerável
-
AcidenteJovem Pedro Vinícius, de 26 anos, não resiste aos ferimentos e morre em hospital de Guarapuava após acidente na BR-373
Morreu na noite desta segunda-feira (15) o jovem Pedro Vinícius Venites, de 26 anos, vítima de um grave acidente registrado na tarde de domingo (14) na BR-373, em Guamiranga.

