Obra do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Guarapuava está com mais de 60% concluída

Com a reforma e reestruturação, o local contará com mais de três mil metros quadrados de área

06/06/2024 18h01

O quartel do Corpo de Bombeiros de Guarapuava está passando por obras de reforma e reestruturação. A assinatura da ordem de serviço para a realização dos trabalhos na sede do quartel do 12º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, ocorreu no dia 2 de março de 2023. 

“Hoje é um momento histórico para nossa cidade. A ampliação deste espaço tão conhecido de todos, que é o quartel do Corpo de Bombeiros, era uma necessidade, pois nossa cidade está crescendo e se desenvolvendo. Com isso, as demandas aumentam e nós temos o dever, enquanto administradores públicos, de atender às necessidades das pessoas. Eu me sinto muito feliz e honrado em assinar hoje esta ordem de serviço. Será uma área de quase três mil metros quadrados, praticamente uma nova construção. Conseguimos viabilizar estes recursos via FUNREBOM (Fundo Municipal de Reequipamento do Grupamento do Corpo de Bombeiros). Agora, a obra está nas mãos da Construtora Milano, que ganhou a licitação. Estamos ansiosos e muito felizes para a conclusão deste serviço que vai beneficiar amplamente todo o nosso município”, disse o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço.

“Importante destacar que a construção da nova sede somente foi possível devido à importante parceria existente entre o Corpo de Bombeiros de Guarapuava e o poder público municipal, especialmente a Prefeitura, na figura do prefeito Celso Góes, que entendeu todas as nossas necessidades, as nossas demandas e, por meio dos recursos provenientes do FUNREBOM, que é cem por cento de fonte municipal, licitou a obra e ela já está se tornando uma realidade, onde nós já temos hoje mais de 60% da obra concluída”, explicou o tenente-coronel José Adriano Prado Spak, comandante da Corporação. 

Para executar a obra, foi aberta uma Concorrência Pública para contratação de empresas especializadas neste tipo de serviço. Com a ampliação, o local terá uma área construída de mais de 3.400 metros quadrados e contará com quatro pavimentos e uma quadra poliesportiva. A obra apresenta uma arquitetura moderna e funcional, permitindo mais agilidade e melhor qualidade nos atendimentos. 

“Esta é uma parceria muito importante entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Guarapuava. Todos nós sabemos da importância dessa Corporação para a nossa sociedade. Por isso, precisamos garantir que haja uma estrutura que assegure o devido treinamento a esses profissionais e o atendimento à população”, comentou a Secretária de Obras, Jacqueline Satiko Tsui.

Ao todo, 63,22% da reforma já foi concluída. Agora, a obra está em fase de instalações elétricas, rede lógica (cabeamento de dados), hidráulica, reenquadramento e instalação dos contramarcos das janelas. Também estão sendo feitos o reboco e emboço da estrutura.

“A construção da nova sede do 12º Grupamento de Bombeiros é uma obra extremamente importante não apenas para o Corpo de Bombeiros de Guarapuava, mas também para toda a sociedade que busca nossos serviços. Tanto os atendimentos emergenciais, onde teremos guarnições que ficarão 24 horas de prontidão, quanto os serviços administrativos, poderão ser acessados pela população. O novo ambiente, certamente será  muito mais propício e adequado para suprir as demandas”, concluiu Spak.

Enquanto a obra está em andamento, a sede administrativa da corporação funciona na Rua XV de Novembro, 7260.

    Receba notícias no teu WhatsApp e saiba diariamente o que acontece em Guarapuava e região. Entre no grupo.Envie vídeos, fotos de acontecimentos na cidade e para a coluna social, denúncias, reclamações para a equipe AGORA pelo WhatsApp (42) 98435-5627.