Alunos com Altas Habilidades Vivenciam Aula Interativa promovida pela Prefeitura de Guarapuava
Atividade une robótica, programação e criatividade em parceria entre a Secretaria de Inovação e o Núcleo Regional de Educação
22/05/2025 23h19Na manhã desta quinta-feira (22), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava recebeu uma turma especial, estudantes com altas habilidades do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava participaram de uma aula experimental que uniu tecnologia, criatividade e muito entusiasmo. Utilizando as plaquinhas Makey Makey e Micro:bit, os alunos puderam explorar o mundo da programação, da robótica e da eletrônica de forma interativa e prática.
A atividade faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Inovação e o Núcleo Regional de Educação. A proposta é simples, mas inovadora: transformar objetos do dia a dia, como frutas, papel alumínio e massinha de modelar, em controles interativos conectados a jogos e programas de computador.
Arthur Toledo Martins, aluno da rede estadual, vibrou com a experiência. “Achei muito legal! A gente está fazendo nossos próprios controles para jogar futebol, um contra o outro. A professora explica bastante, é tudo muito divertido. Vamos aprender um monte e fazer vários projetos. E a gente entende mais sobre o que os cientistas fazem e até dá pra criar coisas que ajudam em casa, como robôs.”
Para a professora Giselli Cristiane da Silva, responsável pela turma de altas habilidades do Colégio Visconde, a aula vai além do entretenimento. “Essa experiência é fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos. Eles ampliam o conhecimento em programação e robótica e saem daqui com várias ideias novas para explorar. A parceria com o laboratório foi essencial para isso”, afirmou.
Segundo Jéssica Kiczevi, gestora de projetos na Secretaria de Inovação, a atividade também contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais. “As crianças aprendem não só robótica e programação, mas também soft skills, como trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade. Tudo a partir da interação entre as plaquinhas e os projetos que eles desenvolvem com o próprio corpo e toque.”
A secretária de Inovação, Ana Klosouski, destacou que a iniciativa atende a uma das prioridades da atual gestão. “Um dos pedidos do prefeito Denilson Baitala foi que atendêssemos os alunos com altas habilidades. Hoje temos essa parceria com o Estado, mas já estamos abrindo uma turma para atendimento também da rede municipal.”
A aula experimental com Makey Makey é mais um passo rumo a uma educação mais inclusiva, interativa e conectada com as demandas do futuro. Em Guarapuava, inovação e aprendizado caminham lado a lado, com muita energia e curiosidade de sobra.
Veja Mais
-
PerigoAcidente gravíssimo próximo à Dalba deixa uma vítima fatal entre Guarapuava e Colônia Vitória nesta noite de sábado
-
TragédiaComentário que vítima fatal de acidente na PR‑170 próximo à Dalba seria o agrônomo Rafael Mendes gera comoção
-
BombeirosCarro pega fogo em frente à casa do proprietário em Guarapuava
-
Até dia 18Secretaria de Cultura lança edital “Arte em Rede: Conexões” com fomento de mais de R$ 500 mil para projetos culturais
Inscrições abrem na próxima quarta-feira (18)
-
IdentificadoIML de Guarapuava libera corpo do jovem de 27 anos, Gilmar Kava
-
ComoçãoBruna Danguy, 32 anos, faleceu em Mauá da Serra e foi transladada para Guarapuava
-
Fora de casaSub-20 do CAD goleia e segue invicto no Paranaense de Base
-
Óbito no localAcidente com vítima fatal interdita totalmente a BR-277 em Prudentópolis
-
DespedidaMorre Professor Chiquinho, referência da educação e da luta sindical em Guarapuava e Pinhão